A revista Veja Saúde evidenciou os potenciais efeitos terapêuticos dos psicodélicos, com destaque para a Clínica Beneva. No texto, o jornalista Diogo Sponchiato lembrou que a Austrália se tornou o primeiro país do mundo a regularizar em nível federal o uso de substâncias como o MDMA e a psilocibina dos cogumelos.
Além disso, reforçou também as evidências científicas que foram apresentadas em dois grandes congressos internacionais: o da Associação Americana de Psiquiatria e o da Associação Multidisciplinar para Estudos Psicodélicos.
Na reportagem, Bruno Rasmussen, diretor médico da Beneva, apontou que o uso cada vez mais crescente se deve à necessidade de buscar respostas para condições que não respondem aos tratamentos convencionais. “Os psicodélicos agem mudando a arquitetura cerebral através da criação de novas conexões entre os neurônios e da restauração de neurotransmissores”, disse Rasmussen.
Em relação à cetamina, o médico explica que a maioria dos pacientes apresenta melhoras nos sintomas de depressão já na primeira sessão e que os benefícios se mantêm por longos períodos.
Leia o texto da revista Veja Saúde aqui.
Imagem: Reprodução.