BenevaPortuguês

Transtornos mentais provocam perda de R$ 397,2 bilhões por ano no Brasil.

Um estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) mostrou que os transtornos mentais, comuns em parte dos trabalhadores, geram uma perda de R$ 397,2 bilhões por ano no faturamento das empresas. A perda chega a 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Transtornos como depressão e ansiedade são responsáveis pela redução de 800,7 mil empregos gerados no país por ano. Estima-se que a perda em impostos líquidos seja de 25,7 bilhões.

O estudo usou como base os dados da Pesquisa Nacional da Saúde do IBGE, segundo o qual 10,2% da população acima de 18 anos sofre de depressão. Além disso, também considerou a estimativa da Royal Society for Public Health, de que 20% da população ocupada no mundo sofre de algum transtorno mental, e o indicador de saúde expresso em anos de vida ajustados pela doença, desenvolvido por David McDaid e Sara Evans-Lacko, da London School of Economics and Political Science.

“A pesquisa tenta mostrar que os problemas causados pelos transtornos mentais transbordam, geram impactos na família, nos amigos, no trabalho, na performance da empresa. No limite, afeta a sociedade”, afirmou João Gabriel Pio, economista-chefe da Fiemg, à jornalista Cibelle Bouças, em reportagem do jornal Valor Econômico. Pio lembrou ainda que pessoas com depressão e outros transtornos perdem, em média, 51 dias por ano, devido a problemas como faltas, perda de produtividade e licenças médicas.

Como apontou na reportagem o psicólogo Alexandre Coimbra Cabral, desde o início da pandemia, o consumo de remédios para dormir cresceu 45% no país. “As empresas estão percebendo que a saúde mental não é problema específico de um grupo de pessoas. A ansiedade e a depressão atingem desde o chão de fábrica até o CEO”, concluiu.

Para ler a reportagem completa do Valor Econômico, clique aqui.

Imagem: DanaTentis/ Pixabay

Posts relacionados

Português

Saúde mental: 10 recomendações para o uso de redes sociais entre adolescentes

As redes sociais desempenham um papel significativo na vida contemporânea, conectando pessoas e proporcionando um espaço para compartilhar experiências. No entanto, é crucial reconhecer o impacto […]

Português

Alcoolismo e suas consequências nas festas de fim de ano

O período de festas de fim de ano pode ser agradável para muitas pessoas. Mas a diversão de alguns pode se tornar o problema de outros. […]

Português

Como os animais podem participar nos cuidados da saúde mental

Sejam como companheiros, assistentes ou protetores, os animais domésticos desempenham papéis importantes na vida dos seres humanos há milhares de anos. Mais recentemente, seu valor terapêutico […]

MARCAR sua triagem

marque sua triagem sem custo

Calendar is loading...
Powered by Booking Calendar





Abrir bate-papo
Olá! Podemos ajudá-lo?