Neste ano, a reunião anual da American Psychiatric Association (APA) vai acontecer entre os dias 20 e 24 de maio, em São Francisco. O evento que reúne alguns dos especialistas mais importantes da área tem como tema “Inovar, Colaborar, Motivar: Traçando o Futuro da Saúde Mental”.
“Como a integração de inovação e tecnologia em nossa profissão continua em ritmo acelerado, não há lugar melhor para explorar as oportunidades para o futuro do que em São Francisco. A proximidade de nossa reunião com o Vale do Silício, o centro global de tecnologia e inovação, é o cenário perfeito para a programação da reunião anual, que será focada em ajudar os participantes a se manterem informados sobre como a tecnologia influencia o diagnóstico, o tratamento e os resultados”, escreveu Rebecca Brendel, presidente da APA.
Entre os temas mais relevantes na trilha de tecnologia, Brendel destaca as mesas “Tecnologias para Avançar o Acesso à Saúde Mental: Mídia Social, Mensagens de Texto e 988” e “Aproveitando a Tecnologia para Melhorar as Intervenções de Saúde Mental”.
Entre as mais de 600 sessões, destacam-se também aquelas voltadas para as discussões dos tratamentos com cetamina. Uma das mais esperadas é a palestra “Nova biologia e novos tratamentos para esquizofrenia e distúrbios de humor: minha jornada de 30 anos com pesquisa de cetamina“, do médico John H. Krystal, da Universidade Yale.
Em outra mesa, o tema será o uso doméstico da cetamina sublingual para depressão, no qual os pesquisadores Matteo Malgaroli e Leonardo Vando Sarkis, da Universidade de Nova York, vão apresentar resultados de estudos recentes que mostram a eficácia e a segurança do tratamento.
Já os psiquiatras Murat Altinay, Albert Yeung e Fernando Espi Forcen vão se dedicar ao tema “modelos de psicoterapia para pacientes com risco de suicídio em tratamento com cetamina”; enquanto Balwinder Singh, Jennifer Vande Voort e Giselli Scaini falarão sobre os “biomarcadores emergentes na resposta à cetamina”.
Algumas das palestras da reunião anual poderão ser conferidas de forma remota, através de um registro no site da associação (clique aqui para saber mais).
Imagem: Sasun Bughdaryan/ Unsplash.