Imagem Pexels
Exercícios simples de computador, que usam palavras e imagens positivas, podem prolongar os efeitos antidepressivos da cetamina em pessoas com depressão. Esse foi o resultado de um estudo comandado pela pesquisadora Rebecca Price, da Universidade de Pittsburgh.
Para chegar à conclusão, os pesquisadores trabalharam com 154 voluntários adultos com depressão. Um terço deles (grupo 1) recebeu uma única infusão de cetamina. No dia seguinte à aplicação, essa parte do grupo iniciou uma rodada de quatro dias consecutivos de exercícios digitais, que duravam cerca de 30 minutos, por sessão. Em cada encontro, os voluntários eram apresentados a imagens de pessoas sorrindo e palavras positivas, como “bom”, “doce” e “amável”.
“Os exercícios específicos que usamos foram elaborados com base em nosso trabalho anterior, o qual mostrou que, logo após uma infusão de cetamina, os padrões de pensamento relacionados a si mesmo podem se tornar menos ‘presos’ e mais maleáveis, criando uma janela de oportunidade para melhorar o senso de autoconfiança de uma pessoa”, escreveu Price, em um artigo no site The Conversation.
Os outros dois terços dos pacientes integraram outros dois grupos de controle: um que recebeu cetamina e foi submetido a uma versão “neutra” do treinamento digital (grupo 2); e outro que recebeu uma infusão de solução salina seguida de exercícios reais, como os do primeiro grupo (grupo 3).
“Descobrimos que, após apenas uma única infusão intravenosa de cetamina, os pacientes experimentaram alívio dos sintomas de depressão por pelo menos um mês, desde que fossem designados para o grupo que completou os exercícios digitais nos primeiros cinco dias (grupo 1). Comparados com os do grupo de controle salino (grupo 3), ambos os grupos que receberam uma infusão de cetamina (grupo 1 e grupo 2) experimentaram um alívio substancial da depressão no primeiro dia, antes de qualquer treinamento de computador”, explicou Price.
No entanto, lembra a pesquisadora, o grupo 2 apresentou retorno de sintomas depressivos uma semana e meia depois da infusão; enquanto o grupo 1 continuou apresentando sintomas de melhora até a última entrevista de acompanhamento, um mês após a infusão. Já o grupo 3 apresentou baixo índice de melhora.
Efeitos triplicados
Os rápidos efeitos antidepressivos da cetamina podem trazer alívio imediato e uma perspectiva de melhor qualidade de vida para pessoas que enfrentam resistência a tratamentos convencionais de depressão. Mas um ponto importante a ser questionado é: como prolongar essa sensação de alívio sem a necessidade de novas infusões?
“Nosso estudo é o primeiro a demonstrar que os efeitos rápidos da cetamina podem se tornar mais duradouros com técnicas simples, portáteis e automatizadas que seriam relativamente fáceis de fornecer aos pacientes em uma ampla variedade de configurações”, escreveu Price.
As respostas iniciais do grupo sugerem que essas técnicas podem, no mínimo, triplicar os efeitos antidepressivos da cetamina. Por isso, os pesquisadores afirmam que vão manter os questionários, a fim de acompanhar esses efeitos por mais tempo.
“Outras pesquisas futuras podem expandir essas técnicas para outras formas comuns de sofrimento psicológico, como ansiedade, distúrbios alimentares e muito mais”, concluiu Price.