Um estudo publicado no periódico Scientific Reports mostrou que, há pelo menos 3 mil anos, os seres humanos já usavam substâncias psicoativas. Os sinais foram encontrados na caverna Es Càrritx, na região sudoeste de Menorca, na Espanha.
As substâncias observadas estavam contidas em mechas de cabelo, que haviam sido tingidas de vermelho. Entre os compostos, estavam a atropina e a escopolamina, que induzem alucinações, e a efedrina, que aumenta a energia e o estado de alerta.
Evidências anteriores do uso de substâncias psicoativas na pré-história já haviam sido encontradas antes, mas sempre de forma indireta, como em representações artísticas, por exemplo. É a primeira vez que o uso de compostos do tipo na Europa ganha uma evidência direta.
No local, ainda foram encontrados recipientes com espirais esculpidos nas tampas, o que, de acordo com os pesquisadores, pode representar que seus criadores estavam com a consciência alterada pelo uso de plantas.
De acordo com os pesquisadores, as substâncias podem ter sido usadas em contexto ritualístico, em cerimônias realizadas dentro da caverna, com o envolvimento de líderes espirituais, xamãs, que conduziam os efeitos colaterais das substâncias.
Imagem: Divulgação