Como é o tratamento para dependência química com ibogaína? Essa é uma das principais dúvidas de quem deseja conhecer a substância. A reportagem do VivaBem UOL trouxe a resposta, na perspectiva de uma pessoa que fez uso problemático de cocaína, e que se tratou com o Dr. Bruno Rasmussen, diretor médico da Beneva.
O conteúdo ainda traz um retrospecto da substância no Brasil e no mundo, além de seus principais efeitos, benefícios e os cuidados para um uso seguro e responsável.
A reportagem conta a história de André (nome fictício), 52, anos, desde o seu primeiro contato com as drogas, a dependência, as consequências e as tentativas de tratamento que não tiveram resposta, até o encontro com a Ibogaína.
André descreve o efeito da substância como um “sonho acordado”, no qual é possível fazer um exame de consciência de toda a vida em questão de segundos. Apesar das experiências serem individuais, esse efeito é comum em grande parte das pessoas.
Apesar da melhora, André relata também os casos de recaída, revelando a importância do respeito ao protocolo e do acompanhamento para que se consiga alcançar resultados duradouros.