Experiências místicas promovidas por substâncias psicodélicas podem estar ligadas a uma redução duradoura nos sintomas de ansiedade e depressão, de acordo com um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, publicado no Journal of Affective Disorders.
O estudo foi feito com base na análise de um questionário respondido por 985 pessoas com experiências anteriores com psicodélicos, como LSD, ayahuasca, mescalina e DMT. De acordo com a análise, aqueles que marcaram mais pontos na escala de experiências místicas relataram melhorias acentuadas em sintomas de ansiedade e depressão.
No questionário, os participantes avaliaram até que ponto sua experiência psicodélica poderia ser considerada mística, ou seja, que evocasse uma sensação de consciência pura, humor positivo e/ou transcendência de tempo e espaço difícil de descrever em palavras; avaliaram também se a experiência era desafiadora e relevante em relação aos insights, ou seja, que provocasse uma percepção aguda de memórias, emoções, relacionamentos, comportamentos ou crenças.
Os resultados avaliados na pesquisa incluíram níveis de sintomas de depressão e ansiedade e avaliações de satisfação com a vida e flexibilidade psicológica – a capacidade de agir de maneira consistente com seus valores, independentemente de qualquer experiência interna ou externa que possam ter – antes e depois de usar o psicodélico.
A análise também sugere que experiências desafiadoras sob o efeito de psicodélicos podem ter resultados benéficos. “Os pesquisadores estão fazendo tudo o que podem para criar um ambiente seguro e de apoio. Mas quando surgem desafios, é importante entender que experiências desafiadoras podem estar relacionadas a resultados positivos”, explicou Alan Davis, coautor principal do estudo.
De acordo com Aki Nikolaidis, autor principal do estudo, o grupo que teve as experiências mais místicas e com mais insights e experiências menos desafiadoras mostrou o maior benefício em termos de remissão dos sintomas de ansiedade e depressão e outros benefícios mais duradouros em suas vidas.
Confira também: Efeitos da Mescalina
Imagem: Eduardo Dutra/ Pexels.