Imagem: Reprodução
Uma pessoa com daltonismo passou a enxergar cores diferentes depois de ingerir 5 gramas de cogumelo com psilocibina. De acordo com um artigo do site Medical Xpress, reproduzido pelo jornal O Globo, o homem de 35 anos tinha dificuldade de perceber o verde e seus tons.
No estudo de caso do Centro de Saúde Comportamental, do Instituto Neurológico da Clínica Cleveland, em Ohio, os pesquisadores explicaram que o homem já havia tido uma melhora na visão depois de experimentar substâncias psicodélicas e, por isso, decidiu documentar essas mudanças com o Teste de Ishihara — usado para avaliar o daltonismo.
Antes de ingerir as doses de cogumelo, o paciente marcava 14 pontos no teste, sendo que 17 ou mais é considerada uma visão de cores normal, enquanto 13 ou menos é classificada como deficiência de visão de cores (DCV). A pontuação de 14, portanto, indica que o homem estava em um estágio de transição, apesar de já ter sido diagnosticado com daltonismo leve.
Os pesquisadores replicaram o teste 12 horas depois que o homem ingeriu 5 gramas de cogumelo, percebendo que sua pontuação subiu para 15. Depois de 24 horas da experiência, a pontuação chegou a 18, tendo atingido o pico de 19 no oitavo dia, e permanecendo em 18 quatro meses depois da experiência.
Um ano depois, ao aplicar o teste mais uma vez, os pesquisadores perceberam que o paciente manteve uma pontuação de 16, abaixo do limiar de visão normal, mas acima da sua pontuação inicial.
Os pesquisadores suspeitam que os psicodélicos possam induzir “alterações no processamento visual de nível superior” na região V4 do cérebro, que é central para a percepção das cores. Mas, por se tratar do relato de um único paciente, eles evitam fazer qualquer constatação definitiva, recomendando mais pesquisas sobre o tema.
Leia a reportagem em inglês aqui, ou em português aqui.
Imagem: Reprodução