Capa-Imagem-Blog-27-960x675
Ciência Psicodélica

Em estudo da UFRN, psicodélico DMT mostra efeito antidepressivo imediato

 

Uma equipe de pesquisadores do Instituto do Cérebro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, coordenada pelo físico Dráulio Araújo, lançou a versão preprint de um estudo que avaliou o uso da DMT (um psicodélico clássico) em seis pacientes com depressão resistente a tratamentos.

De acordo com os pesquisadores, os resultados foram impressionantes. Associada à psicoterapia, o efeito antidepressivo da DMT foi imediato. Além disso, após sete dias, 4 dos 6 voluntários estavam em remissão. Os pesquisadores agora aguardam medidas posteriores para saber quanto o efeito se sustentará.

Para realizar as medições, os pesquisadores optaram por extrair a DMT da jurema-preta, planta abundante e endêmica da caatinga nordestina. A aplicação foi feita por inalação.

+ Leia mais: Psicodélicos na Austrália: país inicia tratamentos legais

O psiquiatra Marcelo Falchi, primeiro autor do artigo, aposta que a rapidez e o custo baixo do tratamento podem facilitar um uso mais amplo, como no SUS. “Optamos por uma abordagem menos invasiva e mais acessível, abrindo novos caminhos para o uso terapêutico de psicodélicos”, explicou ele ao jornalista Marcelo Leite no blog Virada Psicodélica, da Folha de S.Paulo.

Como escreveram os pesquisadores no texto, “os efeitos antidepressivos de início rápido e sustentados da DMT vaporizada alinham-se com o paradigma dos antidepressivos de ação rápida a serem usados ​​no âmbito da psiquiatria intervencionista”.

Para ler o preprint completo, clique aqui

***

Se você ou alguém que conhece está enfrentando um processo de depressão de difícil tratamento, lembre-se: existe suporte. Para obter mais informações e orientações sobre onde encontrar ajuda, entre em contato conosco.

Juntos, podemos promover um ambiente mais saudável e consciente.

Imagem: Thaís Sarmento/ Pexels

Posts relacionados

Ciência Psicodélica

Revista ‘Super’ destaca “psicodélicos na medicina” em reportagem de capa

A revista Superinteressante explorou de maneira detalhada as pesquisas mais recentes sobre o uso de substâncias psicodélicas, como psilocibina, ayahuasca e MDMA. A reportagem de capa, […]

Ciência Psicodélica

Crise do clima: psicodélicos podem ajudar a proteger o meio ambiente?

Uma experiência com cogumelos, no festival Burning Man, em 2009 mudou a jornada de Amanda Joy Ravenhill. Ao sair de lá, a então estudante resolveu agir […]

Ciência Psicodélica

O legado de Roland Griffiths: explorando os psicodélicos e o sentido da vida

O psicofarmacologista Roland Griffiths era um dos pesquisadores mais respeitados na área dos estudos com substâncias alteradoras da consciência. Suas pesquisas contribuíram para o surgimento do […]

MARCAR sua triagem

marque sua triagem sem custo

Calendar is loading...
Powered by Booking Calendar





Abrir bate-papo
Olá! Podemos ajudá-lo?