cetamina
Dúvidas frequentes
O que é a cetamina?
A cetamina é um anestésico amplamente utilizado em cirurgias. É um antagonista de uma classe específica de receptores de glutamato chamada N-metil-D-aspartato, ou NMDA. Foi sintetizado pela primeira vez em 1962 pelo pesquisador americano Calvin Stevens.
O que é a terapia de infusão por cetamina (TIC)?
Trata-se do uso endovenoso da cetamina, prática adotada no tratamento da dor crônica em diversos esquemas e posologias. O uso da cetamina em doses subanestésicas também é indicado para o tratamento de diversas condições psiquiátricas.
Existem evidências de que a TIC é eficaz no tratamento para depressão?
Sim, principalmente na depressão monopolar grave, com ou sem componente suicida.
A infusão de cetamina pode ajudar pacientes com ideação suicida?
Sim, existem evidências robustas na redução da ideação suicida desde a primeira infusão endovenosa.
A terapia de infusão de cetamina funciona para dores crônicas?
Sim, a cetamina também é um componente importante do bloqueio simpático venoso, com uso importante nas dores de caráter neuropático, na fibromialgia e nas síndromes dolorosas regionais complexas.
Quais são as outras indicações da terapia por infusão de cetamina?
Indica-se o uso no tratamento de transtorno de estresse pós-traumático, no transtorno obsessivo-compulsivo, ajuda na psicoterapia assistida por cetamina e depressão não-monopolar.
Qual a chance de melhora do quadro de depressão com a cetamina?
Cerca de 70% dos pacientes apresentam regressão dos sintomas depressivos após a terapia com cetamina endovenosa.
Como funciona o tratamento?
Quando indicadas pelo psiquiatra, as infusões de cetamina endovenosa seguem um protocolo de fases. A fase inicial é composta por 2 sessões semanais, em um total de 3 a 4 semanas. A partir daí, os passos seguintes são individualizados para cada paciente.
Quanto tempo dura a infusão? E o tratamento como um todo?
Cada sessão leva 40 minutos em média. Considerando o tempo da admissão até a alta, a sessão pode durar entre 2 e 3 horas. Não é possível prever a duração do tratamento como um todo, já que as fases posteriores à inicial são individualizadas. Mas é seguro dizer que não duram menos de 4 semanas. Em alguns pacientes, a manutenção com infusões pode ser feita uma vez por mês, por longos períodos.
O que a pessoa sente durante a infusão?
A sensação varia de pessoa para pessoa, mas os sintomas mais comuns relatados são tontura (semelhante à da embriaguez) e dissociações (como o aguçamento dos sentidos, sonhos vívidos e visões).
Cuidar da saúde é um ato de amor próprio.
Não deixe sua vida para depois.
Entre em contato e conheça nossos tratamentos.