Cetamina

Cetamina como antidepressivo: benefícios e riscos, na ‘National Geographic’

 

 

 

A diretora artística Renee Thomas, de 45 anos, poderia nem estar viva se não fosse pela cetamina. Durante 25 anos, ela enfrentou crises tão profundas de depressão que pensou em tirar a própria vida por várias vezes. Ao longo de 20 anos, ela chegou a ser hospitalizada por várias vezes, tomando até 20 medicamentos diferentes. A eletroconvulsoterapia surgiu como uma opção, mas sua memória foi tão afetada que ela não se lembrava mais como dirigir ou assinar seu nome.

LeiaCetamina x eletroconvulsoterapia: o que é mais efetivo para depressão

Foi então que ela decidiu ir a uma clínica de cetamina.

“Minha primeira infusão foi como mágica”, lembrou Thomas, em depoimento à revista National Geographic. Sob o efeito da substância, ela descreveu a sensação de uma figura divina afastando as palavras humilhantes que costumava repetir para si mesma, como ‘estúpida’ e ‘inútil’.

Os benefícios da cetamina são cada vez mais evidenciados em estudos controlados, reforçando sua eficácia e rapidez no tratamento da depressão grave e ideação suicida. Mas, como lembra a reportagem escrita pela jornalista Meryl Davids Landau, na National Geographic, é preciso estar atento para que o tratamento seja feito de forma segura.

Em outubro, a agência reguladora norte-americana FDA publicou um aviso aos pacientes e prestadores de serviços descrevendo perigos físicos e psicológicos potencialmente graves da cetamina. Parte disso ocorre porque, nos EUA, a cetamina pode ser administrada em casa pelo próprio paciente, através de consultas de telemedicina.

Além da dissociação, embora algumas pessoas sintam apenas náuseas leves e passageiras, dores de cabeça ou dores de estômago, outras podem sentir alterações na respiração ou aumento da pressão arterial. Longe de um ambiente clínico, efeitos colaterais do tipo são de difícil controle.

A preocupação é crescente porque, além do acompanhamento médico no local de aplicação, parte essencial do processo de tratamento com cetamina é a psicoterapia. “É uma oportunidade de explorar o material psicológico que surgiu durante a viagem e, se houver qualquer confusão ou confronto de crenças preexistentes sobre si mesmo ou sobre o mundo, isso merece apoio qualificado”, disse à reportagem Emily Whinkin, médica especialista no tema.

É importante lembrar que, diferente dos EUA, no Brasil, a cetamina só pode ser administrada em clínicas especializadas.

“As pessoas precisam entender o que estão experimentando”, afirmou Michael Schatman, da Escola de Medicina da Universidade de Nova York. Por isso, como lembra o médico, é importante se consultar com profissionais especializados que levem a segurança a sério.

Para ler a reportagem completa (em inglês), clique aqui

***

Lembre-se, a informação online é um recurso valioso, mas não substitui a consulta com um profissional.

Se você ou alguém que conhece está enfrentando um processo de depressão de difícil tratamento, lembre-se: existe suporte. Para obter mais informações e orientações sobre onde encontrar ajuda, entre em contato conosco.

Juntos, podemos promover um ambiente mais saudável e consciente.

Imagem: Eduardo Dutra/Pexels

Posts relacionados

Cetamina

UOL VivaBem: “Após testar 20 remédios, ela tratou depressão com spray nasal de R$ 2.000”

O VivaBem do UOL retratou a história de pessoas diagnosticadas com depressão grave que fazem tratamento com escetamina também conhecida como Spravato — uma variação comercial […]

Cetamina

Cetamina: por que é importante usar com acompanhamento médico

Embora originalmente desenvolvida como anestésico, na década de 1960, a cetamina ganhou popularidade como substância de uso social (ou recreativo), devido às suas propriedades dissociativas e […]

Cetamina

Cetamina como antidepressivo: o efeito pode depender da expectativa

Frequentemente, estudos controlados envolvendo substâncias psicodélicas enfrentam um desafio notável: é relativamente simples para os participantes discernirem entre a substância psicodélica e o placebo. Mesmo em […]

MARCAR sua triagem

marque sua triagem sem custo

Calendar is loading...
Powered by Booking Calendar





Abrir bate-papo
Olá! Podemos ajudá-lo?